A Believe nasceu com a história de seu fundador, Sérgio Picole, quando ainda atuante da área operacional, como mecânico, sofreu um acidente que marcou a sua vida, e de sua família, física e emocionalmente. No decorrer de sua carreira, Saúde e Segurança se tornou um alvo. Uma meta a ser alcançada para si e para as equipes que iria coordenar no futuro.
Anos depois, já em cargo de Gestão, teve a oportunidade de investigar milhares de ocorrências de segurança em empresas de diversos ramos da indústria, ocorrências estas, que geraram outros milhares de planos de ação. Neste período, ficou claro que todos os esforços criados para eliminar futuras ocorrências eram invalidados diante do comportamento inseguro, ou seja, por mais que mitigasse novas ocorrências, não resolvia efetivamente o problema. O trabalho era desgastante e ineficaz.
Neste período, Sérgio foi convidado a desenvolver um programa que pudesse propagar uma Cultura de Saúde e Segurança Comportamental na área de manutenção da ArcelorMittal Tubarão, uma usina siderúrgica de grau de risco quatro. Foi desafiado a melhorar os indicadores de segurança, zerando os acidentes. O programa abarcou em 2,5 anos, mais de 2000 empregados resultando em quase 9 milhões de horas trabalhadas, sem acidentes CPT (com perda de tempo). Um marco histórico para a ArcelorMittal Tubarão. O programa funcionava em culturas diferentes e com escolaridades diferentes, pois, atendia a necessidade do ser humano, que é única.
Hoje a Believe, graças aos resultados e aprendizados que sugiram com este case de sucesso, criou um programa com um escopo customizável, que visa ajudar empresas e profissionais a levarem o tema Saúde e Segurança de forma mais eficaz há milhares de empregados, que têm a possibilidade de encontrar em cada final de jornada trabalhada, as famílias que os esperam.
Av. Saturnino Rangel Mauro, nº 355, Sala 01, Jardim da Penha, Vitória – ES, CEP. 29062-030