3 Passos importantes para implementar a cultura de autossegurança na sua empresa

Desenvolver as soft skills dos líderes é o caminho para tornar o processo mais seguro em todas as esferas de sua empresa e desenvolver a consciência do comportamento seguro é parte vital desse processo. As competências socioemocionais geram felicidade e esta, ao ser percebida, torna as pessoas 85% mais eficientes e reduz em 50% os acidentes.

Mas, antes de irmos para essas dicas valiosas, estabeleceremos alguns critérios! Você sabe o que são Soft Skills?

O que são soft skills?

Remete-se às competências e aos atributos diretamente relacionados à inteligência emocional de uma pessoa, que a permitem se relacionar com os demais indivíduos da melhor maneira possível. Melhora-se, assim, sua integração no ambiente de trabalho.

Além disso, as soft skills se referem a habilidades comportamentais relacionadas a maneira como uma pessoa lida com o outro, ou seja, como funciona a interação dela em grupos e, em simultâneo, como ela lida com suas próprias emoções. Quanto mais positivamente o profissional consegue lidar com essas situações ambientais e psicológicas, melhores são suas soft skills.

Podemos destacar 07 soft skills imprescindíveis para desenvolver a cultura da autossegurança: comunicação eficaz, flexibilidade, liderança, inteligência emocional, criatividade, capacidade de adaptar-se e boa organização. Estas se dividem em muitas outras.

No que se refere a segurança do trabalho, o desenvolvimento de uma comunicação eficaz e a busca por inteligência emocional garante que todo colaborador entenda a real necessidade de ter boas práticas de segurança comportamental e hábitos saudáveis para com a sua própria vida.

Mesmo tais habilidades sendo subjetivas, já existem meios e formas para quantificá-las e introduzi-las nas equipes responsáveis por saúde e segurança do trabalho. Essas habilidades são cada vez mais requisitadas pelas empresas. O desenvolvimento das soft skills são altamente recomendadas, para toda organização, uma vez que  os níveis de estresse e carga de responsabilidade deterioram a qualidade do serviço e pode colocar em risco a vida humana.

Atualmente a necessidade de colaboradores que tenham como valor o comportamento seguro é algo extremamente necessário para a sobrevivência das empresas.

Mas, como proceder diante de tal cenário?

É fato conhecido que uma equipe emocionalmente estável e saudável mantém a produtividade sem comprometer a sua segurança e aumenta o bem-estar da empresa, porém é irreal pensar que todos os funcionários chegam “prontos” à esta mesma empresa.

Além disso, também é ilusório pensar que a demissão de colaboradores que não se adéquem totalmente ao padrão estabelecido resolverá o problema de composição do time, visto que as pessoas são diversas e possuem comportamentos diferentes.

Implementar a cultura do comportamento seguro, por meio do desenvolvimento das competências socioemocionais é parte vital do sucesso de qualquer empresa.

Pensando nisso, listamos aqui 03 dicas valiosas sobre o tema, leia e compartilhe depois!

 

1ª dica para implementar a cultura da autossegurança na sua empresa — Entenda o  feedback dos liderados!

Pesquisas mostram que ao priorizar a saúde e o bem-estar o desempenho profissional melhora. Segundo estudo da Gallup, empresas com funcionários felizes têm 50% menos acidentes laborais. Já uma pesquisa da Harvard Business Review revelou que colaboradores satisfeitos são 31% mais produtivos, 85% mais eficientes e 300% mais inovadores.

Saber comunicar-se de maneira clara e efetiva pode facilitar os relacionamentos na empresa e aumentar a adesão nos programas de segurança.

Então, para que essa habilidade seja desenvolvida, é importante que o líder saiba discernir  o feedback transmitido por sua equipe. Muitas vezes, uma boa comunicação é bem mais importante do que habilidades técnicas. É necessário que o líder fale “com” sua equipe e não “para” ela.

Uma linha de informação distorcida pode causar danos a uma empresa, nas relações onde a autossegurança é exigida, esse fato fica ainda mais evidente.

Historicamente, as falhas de comunicação dificultam a criação de uma cultura de segurança nas empresas, e estão por trás de grandes problemas na segurança do trabalho. Essas falhas causam acidentes que, além de grandes prejuízos financeiros, colocam em risco a vida e a integridade dos colaboradores. Hopkins (1999) em seu estudo Safety, Culture and Risk: the organizational causes of disasters; destaca que a falta de comunicação eficaz é um dos fatores principais para a causa dos acidentes, levando a um ciclo de desinformação e desconfiança.

2ª dica sobre o comportamento seguro na sua empresa — Priorize o bem-estar do seu funcionário!

O desafio da empresa é demonstrar de forma prática, e na linguagem dos empregados, o quanto ela realmente quer o bem estar de todos.

Martim Seligman, em seu livro ‘Felicidade Autêntica’ cita que “Pessoas felizes não somente resistem melhor à dor e adotam mais precauções relativas  à segurança e a saúde quando ameaçadas, mas também as emoções positivas desfazem as emoções negativas”.

Seguindo esta lógica é preciso atentar-se de que pessoas que se sentem mais felizes e contentes não negligenciarão sua própria saúde.

Cuidar, não somente de prazos e entregas, mas também de necessidades vitais para o bem-estar do funcionário, fará com que ele tenha outras motivações para se manter saudável e seguro, além da própria responsabilidade para com a empresa. Estudos na área já demonstram que os acidentes que ocorrem nos diversos ambientes são multifatoriais.

A empatia deve estar presente em todos os momentos da vida, e no ambiente corporativo não é diferente. Colocar-se no lugar do próximo e tentar compreender suas motivações é fundamental no relacionamento com colegas e, especialmente, entre lideres e liderados.

Para um gerenciamento aberto, humano e transparente, é necessário que o gestor tenha uma visão mais ampla sobre as pessoas, e saiba entender as particularidades, porém o desafio dessa empreitada é enorme, principalmente em escalas de maior amplitude.

Partindo desses princípios e considerando a necessidade de uma gestão empática, humana e orientada a resultados, como aliar esses fatores?

Bom, vamos a nossa terceira dica!

 

3ª dica para implementar o comportamento seguro na sua empresa! — Contrate a Believe!

Após ler tudo isso, você deve estar se perguntando como implementar isso na sua empresa, correto?

Como já falamos anteriormente, esse processo não é simples, mas não precisa ser doloroso para você e seu time!

A construção da cultura de saúde e segurança comportamental é o que pode elevar a consciência dos seus colaboradores sobre a autossegurança no ambiente de trabalho e produzir resultados expressivos de forma eficiente.

Até mesmo as melhores normas, padrões e EPI’s, podem falhar por um comportamento inadequado de um trabalhador.

Portanto, podemos dizer que investir na cultura do autocuidado e segurança emocional do indivíduo, de forma eficiente, demonstra, em primeiro lugar, uma preocupação legítima, que reforça a relação de confiança entre corporações e colaboradores.

Estamos há mais de 10 anos no mercado e possuímos resultados expressivos na redução de acidentes de trabalho, levando colaboradores de alto a baixo escalão a entender a necessidade do cuidado ativo no dia a dia das empresas.

Uma empresa de médio porte prestadora de serviço da área metal mecânica, está há mais de 3  anos colhendo frutos do “zero acidente” sendo premiada em diversos contratos ao nível Brasil.  Seus líderes passaram pelo treinamento PDH² — PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES HUMANAS e o desafio deles era melhorar os indicadores de segurança.

No nosso programa PDH², trabalhamos as crenças negativas em torno do autocuidado e fomentamos, junto às lideranças da empresa, a necessidade de enxergar cada colaborador como indivíduo, único e capaz.

Nosso maior objetivo com esse programa é desenvolver as competências socioemocionais (soft skills) e habilidades motivacionais (deep skills) de gestores e líderes para terem ferramentas para mapearem e gerenciarem estrategicamente as jornadas de Saúde e Segurança Comportamental dos colaboradores.

De forma coerente a implementar em todos os níveis, a cultura de saúde e segurança comportamental através da inteligência social e emocional.

Quer saber mais? Entre em contato com a Believe e venha saber como você pode revolucionar o seu negócio em saúde e segurança no país.

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