Cultura ou Comportamento: por onde começar? Qual a ordem correta?

Cada vez mais a segurança de uma empresa tem mostrado seu valor, tornando-a atraente para o mercado de trabalho e garantindo o melhor ambiente para cada colaborador. E tratando de segurança organizacional, o ideal é que ela seja valorizada tanto pela empresa quanto pelos funcionários, que no dia a dia a seguirão e naturalmente e demonstrarão a importância dela nas atividades.

Muitas vezes, porém, as empresas não sabem por onde começar: é comum que gestores acreditem que o investimento em palestras, cursos e workshops sobre segurança comecem a surtir efeitos rapidamente.

O que muitos deles não percebem é que esses investimentos, quando não alinhados com a cultura e o comportamento demonstrados e valorizados rotineiramente na organização, podem acabar não demonstrando resultados eficazes e parecendo medidas superficiais.

É normal que essa reflexão resulte na dúvida sobre onde começar: cultura ou comportamento? Afinal, existe uma ordem correta?

É comum, quando precisamos, nos depararmos com soluções de brilhar os olhos que prometem resultados maravilhosos falando de cultura e comportamento, mas é necessário que você entenda como cada um se aplica separadamente.

Aqui você entenderá o significado e a importância de ambos e como em conjunto podem agregar para a sua empresa e para o bem-estar de cada empregado.

O que é cultura dentro de uma empresa?

Cultura é um conceito amplo, tendo um significado que varia nas mais diversas áreas de estudo. O que nos interessa aqui é, de certa forma, o conceito sociológico que define cultura como um conjunto de tradições, crenças, valores, costumes e práticas dentro de uma sociedade. No geral, a sociedade vai expressar isso através de comportamento, artes, religiões, idiomas, costumes, etc.

Quando trazemos este conceito para o ambiente de trabalho, temos a cultura organizacional: hábitos, diretrizes, valores e crenças que são valorizados dentro de uma empresa. Estes são expressos no dia a dia, na convivência e costumes dos colaboradores e até na marca em si, tratando das decisões de negócios.

A cultura de uma organização vai refletir diretamente sua ética e seus valores, garantindo um ambiente estruturado e saudável que atende aos objetivos dos colaboradores e da empresa, uma vez que os funcionários se identifiquem com a cultura da organização.

Para isso, as crenças e os costumes devem ser praticados no dia a dia e reforçados tanto pela liderança quanto pela empresa em si, que são os maiores porta-voz da cultura em questão. Uma vez que ela estiver enraizada na empresa, será seguida de forma natural por todos, tanto nas tarefas mais rotineiras quanto nas decisões da gestão.

O que é o comportamento dentro de uma empresa?

O comportamento, quando tratado da perspectiva de um ambiente de trabalho, vai tratar das atitudes e fazeres diários dentro da empresa, como cada indivíduo age e se relaciona, tanto liderados quanto líderes.

O comportamento organizacional estabelece um ambiente harmonioso quando é compartilhado entre as pessoas, uma vez que resultará na solidez de valores e comportamentos das pessoas.

Ele é definido também como o próprio resultado de um conjunto de costumes e condutas que são adotados pelaempresa, abarcando as relações pessoais e inter pessoais entre os empregados.

Porém, o comportamento organizacional pode ter diversos tipos, sendo eles:

  • Ético: foca nas normas de condutas e regras que são estabelecidas e valorizadas, o que moldará as atitudes para o cumprimento delas.
  • Responsabilidade: tem como objetivo garantir que as demandas e responsabilidades de cada um sejam realizadas corretamente para garantir o cumprimento das obrigações, tornando a responsabilidade no ambiente um conceito que vai influenciar também nas relações e atitudes corriqueiras dos colaboradores.
  • Controle gerencial: neste modo, o monitoramento do desempenho de cada um irá refletir em suas atitudes, havendo uma grande demanda por resultados e com certa limitação de autonomia.
  • Competitividade: aqui, valoriza-se o desenvolvimento os funcionários por meio da competição, o que pode acarretar em um clima de tensão entre os colaboradores na busca pelo melhor desempenho, desvalorizando o trabalho em equipe.
  • Autocracia: ocorre quando a liderança não abre espaço para o envolvimento da equipe e acaba criando um enorme distanciamento entre o líder e seus liderados, centralizando o poder. Assim, todo o comportamento da equipe será realizado de forma a agradar o líder.

 

Os tipos de comportamento organizacional ajudam na análise dos padrões e condutas dentro de uma empresa, assim possibilitando a descoberta de possíveis falhas e permitindo que cada acontecimento seja entendido profundamente.

Como comportamento e cultura se relacionam?

Como vimos anteriormente, o comportamento vai impactar diretamente no clima organizacional por ser resultado de condutas que variam de acordo com a valorização que ocorre dentro da empresa.

Logo, o comportamento será uma reflexão direta do que a empresa acredita e pratica, ou seja, de sua cultura. Quando o comportamento é visto de uma forma isolada e superficial, tende a não evidenciar as verdadeiras falhas que podem existir na organização, uma vez que ele é a manifestação espontânea cultural da empresa.

Por isso, uma cultura sólida tem impacto direto no comportamento e nas atitudes dos colaboradores, já que seus valores serão compartilhados em conjunto.

Uma empresa que tenha a cultura de valorizar a segurança e o bem-estar de seus colaboradores verá neles o maior empenho em realizar cada tarefa com o cuidado e a prevenção necessária.

Quando o conjunto de valores e hábitos for compartilhado, a conduta mais favorável para a cultura da empresa será a predominante. Tudo isso é a garantia para melhores resultados e comprometimento de cada um.

Por onde começar?

O comportamento é visto nas atitudes das pessoas, e estas acontecerão conforme for de interesse para a cultura. Logo, com uma cultura dominante e sólida, o comportamento será coerente e seguirá o melhor para todos.

Há quem diga que dentro de uma empresa a cultura será desenvolvida voluntariamente ou não. Isso porque será confortável para a equipe agir da maneira mais valorizada pela empresa, mesmo que ela não tenha isso definido.

Por isso, é importante que a liderança participe ativamente do estabelecimento dessa cultura, uma vez que ela deve refletir o bem-estar, interesse e valores de todos.

Quando um líder falha em seguir a ética e os valores da empresa, ele faz com que as pessoas abaixo dele na hierarquia da organização desacreditem da cultura pregada. Essa falha da liderança abre uma brecha que desvaloriza tudo o que a empresa construiu e acredita, como um buraco em um barco que vai ficando cada vez maior. Em uma empresa que preza pela segurança de seus empregados, uma situação assim faz com que os profissionais desacreditem do valor dela, uma vez que o líder representa a empresa.

Para começar, é necessário entender que a cultura será uma conquista pensada e planejada, baseada em medidas que facilitarão sua implementação. Criar valores compartilhados em conjunto com a equipe é um bom início, uma vez que isso alinha os interesses para todos, garantindo uma organização inclusiva e forte.

A partir disso, atitudes como maior inclusão e acolhimento de cada um também farão com que todos se sintam mais integrados dentro da organização. É no pertencimento de cada membro que se encontrará a valorização desse coletivo.

Com a maior participação de todos, haverá também mais confiança nas relações, o que acarreta na maior aceitação da cultura estabelecida. A clareza a respeito de valores, objetivos e crenças da empresa permite que essa cultura se crie e consiga abarcar a todos.

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