A vida pede equilíbrio. Esse é o tema de 2023 do movimento social Janeiro Branco, cujo propósito é disseminar e construir uma cultura de Saúde Mental em toda a humanidade.
Criado em 2014 pelo psicólogo e palestrante mineiro Leonardo Abrahão, o Janeiro Branco tornou-se um movimento mundial de conscientização e combate a tabus e paradigmas relacionados à saúde emocional das pessoas e suas necessidades.
Não é de se espantar que tal movimento tenha surgido no Brasil. Prova disso é que, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), de setembro de 2022, o Brasil é o país com maior prevalência de depressão da América Latina.
Além disso, é considerado o segundo país com maior prevalência nas Américas. São dados alarmantes que nos leva a pensar no que estamos fazendo para contribuir para uma humanidade mais saudável.
Saúde mental e segurança
Nesse contexto, você deve estar se perguntando: o que a minha empresa tem a ver com isso? A resposta é simples e direta: tem tudo a ver. Empresas são formadas por pessoas, as quais, são indispensáveis para o sucesso de uma organização.
São elas que, diariamente, por exemplo, deliberam, gerenciam equipes, atendem demandas, manuseiam equipamentos e produtos químicos.
Portanto, um colaborador com depressão, ou qualquer outra doença de ordem mental, pode apresentar dificuldades na tomada de decisões, no foco e atenção indispensáveis para o dia a dia a da atividade que exerce.
Em relação à segurança, torna-se uma preocupação constante o alto risco que um colaborador em sofrimento psíquico pode acarretar.
Conscientizar para prevenir
O mês de janeiro se apresenta como um marco temporal estratégico de um assunto que deve ser debatido durante todo o ano. Promover saúde mental na sua empresa é zelar pelo bem-estar e qualidade de vida de seus colaboradores.
Assim como o tema deste ano do movimento social prega, a vida pede equilíbrio para lidar com as mudanças cada vez mais desafiadoras que o viver em sociedade nos impõe.
O Janeiro Branco é uma fonte inesgotável de ações e reflexões e nos leva a pensar em saúde mental o ano todo. No âmbito da sua empresa, não pode ser diferente. Os colaboradores precisam ser entendidos, acolhidos, cuidados em seus aspectos emocionais.
Não podemos ignorar o que os números da OMS nos revelam. Vamos aproveitar o início do ano e fazer diferente?
A cultura preventiva começa a partir do momento que olhamos para o próximo. Que o Janeiro Branco seja o pontapé inicial de ações em prol do bem-estar emocional dentro das organizações.