Liderança Segura

O que é uma liderança segura para sua empresa

Liderar nunca foi e nem será uma tarefa fácil, mas um líder que trabalha com uma gestão de pessoas eficiente, segura e com alta performance, certamente não deixará de ser inspiração para sua equipe e outras lideranças a surgir. O papel de um líder engloba muitas tarefas, e uma das principais é comandar e desenvolver pessoas, de forma a garantir o sucesso nas relações interpessoais da equipe, na segurança das atividades e de todos os membros e nos resultados da empresa.

Um dos principais pilares da liderança de sucesso é a segurança da equipe: afinal, como meus funcionários confiarão em mim se não se sentirem seguros? Isso pode ir desde as atividades do trabalho até o ambiente como um todo, pois uma empresa que tem uma cultura de transparência, aceitação e comunicação livre garante o melhor desenvolvimento de cada colaborador.

Otimizar sua liderança permite que novos caminhos se abram na sua gestão: entenda e descubra aqui métodos e conceitos eficazes para garantir uma gestão de sucesso para a empresa.

 

Liderança e segurança

É ultrapassado pensar que o líder de uma equipe, setor ou empresa não deve se preocupar com um ambiente seguro para os colaboradores, que é algo exclusivo para a equipe de segurança. Uma empresa segura deve ter enraizado dentro de si uma cultura de saúde, cuidado e autossegurança, tudo isso começando pelo próprio líder e atingindo cada colaborador em sua essência.

São atitudes saudáveis de cuidado, valorização e comunicação livre que fazem parte de uma cultura de segurança na empresa, que, quando viva no dia a dia, promove o desenvolvimento da equipe e o melhor aproveitamento dos processos do trabalho.

O comportamento do líder é capaz de inspirar os demais, por isso é essencial que ele seja a figura chave dentro dessa mudança de hábitos e adaptação aos processos de uma cultura de segurança. Uma vez que um dos principais papéis da liderança é estimular a eficiência dos colaboradores no trabalho, a saúde dos mesmos também deve ser colocada como prioridade, criando na empresa o hábito de inspirar e valorizar o bem-estar, seja ele físico ou mental.

Quando o líder consegue aplicar à rotina dos colaboradores o autocuidado, a saúde, o bem-estar e a valorização da segurança, ele molda a essência da empresa de modo a promover a união dos colaboradores, que confiarão mais na empresa e serão responsáveis por manter viva a cultura da segurança.

 

Segurança comportamental: o que é

A segurança comportamental é um método de prevenção de riscos que promove a segurança no ambiente do trabalho através de planejamento e medidas de gerenciamento. A segurança comportamental busca identificar e diagnosticar fatores e comportamentos que podem expor os colaboradores ao risco, propondo técnicas e um planejamento adequado para lidar com essas exposições e suas precedências.

Uma empresa que trabalha com a segurança comportamental pode desfrutar de diversos benefícios, como:

  • Maior proatividade e desempenho da equipe;
  • Assertividade dos colaboradores e maior clareza nas relações e comunicações;
  • Valorização da saúde e da segurança no trabalho;
  • Um ambiente muito mais produtivo;
  • Maior participação da equipe em questões de segurança.

 

Essa metodologia vem da psicologia comportamental e tem como proposta que os colaboradores gerenciem seu próprio desempenho, o que permite que a empresa busque, através dos dados, indicadores de comportamentos chamados inseguros. Esse tipo de comportamento é o que coloca o funcionário em risco, e a partir desse mapeamento é possível planejar e trabalhar nos fatores que podem levar a tais comportamentos.

A partir desse processo, é possível reduzir os riscos de acidentes na empresa e transformá-la em um ambiente melhor e mais receptivo.

 

Os pilares da segurança comportamental

Essa cultura de saúde da segurança da empresa tem se tornado cada vez mais popular de uns anos para cá, tendo sido adaptada e melhorada com o passar do tempo. Porém, os benefícios e a essência permanecem os mesmos: garantir saúde e autossegurança para cada colaborador, proporcionar mais confiança nas relações e atividades, entre outros.

Hoje, adota-se que a segurança comportamental funciona devido a pilares que representam etapas ou atitudes a empresa. Esses pilares podem acabar variando, mas, em essência, giram sempre em torno de:

  • Análise: nada mais é do que um estudo inicial de identificação de possíveis fatores e cenários de risco. Uma vez identificados, são levantadas propostas de melhorias;
  • Sensibilização:consiste em uma etapa, ou processo, que visa elevar o entendimento à respeito da saúde, da segurança de todos e da autossegurança. Isso diminui a resistência e falta de adaptação;
  • Liderança efetiva:para o melhor funcionamento da medida, é essencial que a liderança mostre sua participação e induza o comportamento e adaptações, afinal, a figura do líder pode influenciar os colaboradores por suas atitudes.
  • Trabalho em equipe:uma equipe unida garante maior engajamento nos processos;
  • Feedback:nessa etapa, o comportamento seguro é reconhecido e recompensado, o que ajuda a incentivar a metodologia e garante maior participação.

 

A segurança comportamental garante uma cultura excelente de saúde no ambiente de trabalho. Agora que você já entende do que se trata, vamos falar de outra prática que faz toda a diferença em uma liderança mais segura: o cuidado ativo.

 

Cuidado ativo

Esse método é um dos favoritos quando o assunto é reduzir acidentes no trabalho. Através da conscientização e, principalmente, do diálogo, cria-se uma rede de segurança e apoio constante entre os colaboradores, a qual conscientiza a respeito da saúde no trabalho e da importância do cuidado.

Esse comportamento traz uma nova percepção a respeito da vida para cada um dos que o praticam, por meio de uma valorização da segurança e da importância de um cuidado presente nas relações e dentro de cada um.

Assim como na segurança comportamental, a figura do líder é essencial para o estabelecimento dessa cultura, sendo inegável seu impacto direto nas ações dos colaboradores. O cuidado ativo tem como uma de suas bases o diálogo: a comunicação livre e confiável é essencial para o estabelecimento e para a perpetuação do comportamento!

 

Os três pilares do cuidado ativo

O cuidado ativo funciona principalmente porque tem em si três pilares sólidos, sendo eles:

Cuidar de si:

O autocuidado é essencial para todos, não apenas no cuidado ativo, mas no dia a dia, como uma forma de amor-próprio. É muito comum ouvir falar por aí que, para amar alguém, precisamos amar a nós mesmos primeiro, afinal só assim conseguiremos nos desprender de amarras como inseguranças e complexos. Logo, o autocuidado é uma maneira de valorização da própria vida, do bem-estar e da autossegurança que nos proporciona uma vida melhor.

Cuidar do próximo:

Aqui, ressalta-se a importância de relações de confiança e cuidado entre as pessoas, começando pela comunicação e perpetuando atitudes que demonstram a necessidade do cuidado mútuo no trabalho. Essas atitudes e rede de segurança que se criam no ambiente o tornam mais seguro e estabelece a valorização da segurança nas relações, de dentro para fora.

Se deixar cuidar:

Este passo é essencial para a compreensão da segurança, justamente por estabelecer o reconhecimento de atitudes falhas e melhoria pessoal em cada processo. Quando nos permitimos que cuidem da gente, valorizamos e aceitamos falas, conselhos e recomendações dos outros, não resistindo a críticas que envolvem a segurança e o comportamento inseguro.

O cuidado ativo não apenas reduz drasticamente as chances de acidentes no ambiente do trabalho, mas também proporciona uma melhor relação entre os colaboradores e liderança muito melhor, mais aceita e que garante melhores resultados e processos.

 

Aplique na sua empresa

Uma liderança segura gera confiança, reduz acidentes e propõe uma cultura de cuidado coletivo que reflete em todos os âmbitos da empresa. Agora que você já sabe a importância e conhece métodos de segurança eficazes, você pode começar a trabalhá-los na sua empresa.

Aos poucos, apesar de ser um processo trabalhoso, você pode implementar essa cultura de segurança com um diálogo aberto e mais livre, uma vez que essas medidas são muito realizadas através da comunicação. Como mostramos, a figura e participação do líder são essenciais para moldar o mindset de segurança e cuidado entre os colaboradores.

Existem também cursos, consultorias e treinamentos que visam desenvolver não apenas o líder como gestor, como também criar nele esse vínculo com a segurança comportamental e o cuidado ativo. Assim, a liderança é capaz de estabelecer a cultura de segurança e manter a administração eficiente e desenvolvida.

 

Programa de Desenvolvimento Comportamental para a Alta Gestão e Liderança Estratégica

A Believe Segurança Comportamental oferece, dentro de muitas outras soluções, o Programa de Desenvolvimento Comportamental para a Alta Gestão e Liderança Estratégica. Através dele, o líder desenvolve seu senso de propósito, missão e valores, o que permite um mindset de crescimento e desenvolvimento de soft e deep skills.

O Programa tem foco na Cultura de Saúde e Segurança Comportamental, o que ajuda a criar uma liderança mais segura e eficaz, que valoriza os colaboradores e proporciona um ambiente confortável e de alta performance.

Para todo líder que almeja um legado de eficiência e marcado por conquistas, a segurança e satisfação dos colaboradores é essencial, por isso, o investimento em segurança comportamental nunca é em vão, mas sim o primeiro passo para um futuro melhor.

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